Fotografia, profissão e perspectivas

O Comoequetalá Experiências agora vai desbravar o universo da fotografia! Trouxemos um super painel de fotógrafos de Brasília para conversar com a gente sobre a profissão de acordo com várias lentes: fotógrafos que se especializaram em fotografia jornalística, arquitetônica, artística e publicitária pra apresentar suas perspectivas e trajetória. E porque não participar deste evento tomando uma cervejinha gelada, não é mesmo?

Vem bater um papo com a gente!

Quem estará por aqui

Diego Bresani

Diego Bresani

Fotógrafo e diretor de Teatro, graduado em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília em 2006. Trabalha com fotografia profissionalmente desde 2001. Já teve retratos publicados em meios de comunicação como New York Times, The Guardian, Paris Match, Revista Cult, Revista QG, Rolling Stones, entre outras. Estudou retrato em Grande Formato no ICP – International Center of Photography em Nova York. Há anos vem se especializando e fazendo retratos. Em 2014 sua série “Ao Lado” foi a vencedora do V Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia. Sua série de retratos “Super-heróis das Superquadras” foi selecionado para o Situações Brasília 2014. No ano de 2015 fez sua primeira exposição individual - Tuer/Matar - em Brasília. No ano de 2016 fez uma grande exposição individual com curadoria de Matias Monteiro na Galeria Athos Bulcão em Brasília. A exposição intitulada – Respiro: retratos 01 – Reunia um recorte de mais de 180 retratos realizados ao longo de sua carreira de mais de 10 anos. Atualmente trabalha entre Brasília e Paris. Sua pesquisa atual constitui uma experimentação com as fronteiras entre a fotografia documental e a encenação.


Joana França

Joana França

Fotógrafa de arquitetura e de cidades. Formou-se arquiteta pela Universidade de Brasília e estudou fotografia no ICP (International Center of Photography), em Nova Iorque.

Com seu trabalho autoral participou de exposições coletivas e individuais, com destaque para a mostra Brasília: 50 years Exhibit na Cornell University, em 2010, e L'architecture de Brasília et Oscar Niemeyer, na Maison du Brésil, em Paris, em 2017.

Entre outros trabalhos, fotografou para o Guia das obras de Oscar Niemeyer – Brasília 50 anos, editado pela Câmara dos Deputados e pelo Instituto de Arquitetos do Brasil. E em 2011 teve suas fotografias publicadas no Roteiro de Arquitetura / Caderno de Notas Brasília, guia de arquitetura editado para o 9º Seminário Internacional DOCOMOMO.

Internacionalmente tem sem trabalho publicado no Architectural Guide Brazil,da editora alemã Dom Publishers, de 2013.

Desde 2012 trabalha registrando as exposições de artistas plásticos  pelo Brasil, com destaque para a publicação do catálogo "Peasant Da Vincis" das mostras brasileiras do artista chinês Cai Guo-Qiang, nos CCBB's de Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, de 2013.


Mila Petrillo

Mila Petrillo

Nascida no Rio de Janeiro e há 35 anos fotografa a cena cultural brasileira em especial o movimento cultural de Brasília. Desde 1993, dedica-se à documentação de projetos sociais ligados à infância e à adolescência, que em sua grande maioria estão ligados ao fazer artístico como meio de educação dos sentidos.

Suas fotos ilustram os relatórios sócio-culturais de instituições como UNICEF, UNESCO, BID, USAID, UNFPA, Petrobrás (2001/2002), TIM, VIVO, BNDES, AVINA, Instituto Sousa Cruz, além de capas de discos, livros e folders para dezenas de artistas e publicações culturais e sociais.

É fotógrafa colaboradora de importantes revistas brasileiras como Marie Claire, Vogue, Revista Educação e Revista Nova Escola entre outras, já tendo colaborado também para Jornais como Correio Braziliense, Jornal de Brasília, Folha de São Paulo, Estado de São Paulo e para as revistas Veja, Isto É, Globo Rural, Elle.


Kazuo Okubo

Kazuo Okubo

É fotógrafo e produtor cultural. Iniciou como assistentede seu pai, Arlindo Okubo, em 1974, fotografa publicidade desde 1989. Desenvolve trabalhos autorais desde 2003. Em 2009 inaugurou em Brasília a primeira galeria de arte dedicada exclusivamente à fotografia no Centro-Oeste, A Casa da Luz Vermelha.

Exposições:

  • Paisagens, 2004 - Foto Arte Brasília (Individual)
  • De Todas as Formas, 2007 - Caixa Cultural em Brasília (Individual)
  • O Colecionador de Paisagens, 2009
  • A Casa da Luz Vermelha em Brasília (Individual)
  • ‘11 Photographes Brésiliens’, 2009
  • Galeria d’Art François Mansart em Paris (Coletiva)
  • Eu Te amo, 2011 - Brasília Shopping (Individual)
  • Designer for Lovers, 2012 - Armazém da Decoração em Goiânia (Individual)
  • West Encounter East, Art America’s, 2012
  • Miami (Coletiva)- SP Arte Foto, 2013
  • Shopping Iguatemi JK (Coletiva)
  • SP Arte, 2014 - Pavilhão da Bienal, SP (Coletiva)
  • SP Arte Brasília, 2014 (Coletiva)
  • ‘Brazilian Eyes’, 2015 - Bailey Contemporary Arts, Miami (Coletiva)
  • Prêmio mObgraphia, 2015 - MIS(Museu da Imagem e do Som) (Coletiva)
  • ‘Onde Anda a Onda’ I e II, 2015 e 2016 - Museu Nacional da República (Coletiva)
  • ‘Brasília: Patrimônio Fotográfico’, 2017 - Universidade CEUB Taguatinga (Coletiva)
  • Mostra Tiradentes, 2017 (Individual)

 

Local, dia e horário

No Comoequetalá CLN 407 Bloco B loja 17

Dia 25 de junho

Às 19h

Valor

R$ 25,00 com direito a comes e bebes!

R$ 25,00