UX e formação de times centrados no usuário

User Experience e Lean UX. Escolha um ou faça os dois!

Dias 29 e 30 de julho de 2017, o Comoequetalá promoverá a terceira edição de 2 cursos fantásticos para quem trabalha com soluções web. 

Confira o conteúdo dos dois cursos e os valores de cada um ou do pacote. 

Dia 29 - User Experience – Aprenda na prática como surpreender seus usuários

A onda da atualidade é desenvolver produtos com foco no usuário: todo mundo quer, todo mundo sabe que é importante! E você? Sabe de verdade o que é isso? Se você acredita que a fórmula de sucesso do UX é criar o aplicativo com a melhor navegação possível, respeitando as heurísticas de usabilidade do Nielsen e com o design mais sexy já visto baseado na última modinha para interfaces do google ou da apple, esse curso é para você. UX de verdade não é isso!

Desses profissionais o mercado está cheio. Muito mais que pensar nos usuários, para se destacar, o profissional de UX deve aprender a pensar como os usuários, sentir suas dores e entender seus problemas.

É claro que todas as práticas citadas acima são importantes: elas serão abordadas nesse curso, mas compõem apenas uma parte do quebra cabeça! No Curso “User Experience – Aprenda na prática como surpreender seus usuários” você conhecerá ferramentas, aprenderá a usá-las e terá a oportunidade de praticar no próprio curso. O curso é importante para todos os papeis de um time de desenvolvimento: idealizadores, gerentes, designers, desenvolvedores e até mesmo os stakeholders! Os conhecimentos permeiam todo o processo de desenvolvimento de um produto, desde a definição de estratégia, geração de ideias, planejamento do produto, pesquisa e validação com usuários até o desenho da interface.

Para fazer UX de verdade em sua empresa, é fundamental que todo o time conheça a sua importância e saiba navegar em suas diversas disciplinas e ferramentas.

Dia 30 - Lean UX – UX no seu time como você sempre sonhou: ágil, fácil e com resultados

É muito comum que times de desenvolvimento de softwares ou produtos tenham um membro no time responsável pela beleza do produto: o tão desejado efeito “Uau!”. Muitas vezes esse profissional é um designer, um desenvolvedor de interfaces ou um especialista em experiência do usuário.

Por mais que esse profissional seja excepcional, e saiba tudo das melhores práticas da área, o mundo vem nos demonstrando que nossos produtos precisam ser cada vez mais adaptativos. Nesse contexto, uma andorinha só não consegue fazer verão. O Big Design Up Front – quando o designer desenha toda a solução para o time de desenvolvimento trabalhar posteriormente – já não consegue mais responder as rápidas mudanças do mercado.

Lean UX é uma filosofia de projeto de produto que agrega o melhor do Lean Startup, do Design Thinking e do Desenvolvimento Ágil. Essa mistura explosiva permite que seu time foque no problema dos usuários do produto, ouvindo com muito mais frequência o mercado e respondendo rapidamente às suas necessidades. No curso “Lean UX – UX no seu time como você sempre sonhou: ágil, fácil e com resultados” você sentirá a diferença desde o dia um! E terá a oportunidade de aprender praticando!

Nesse cenário, o ator principal não é mais o profissional de UX. Como veremos no curso, o profissional do UX ainda terá um papel muito importante no projeto das soluções, entretanto, seu papel principal será de liderar o time norteando-o a trabalhar colaborativamente, iterativamente, com poucas dúvidas, o mínimo de entregáveis e foco total no software e feedback de Mercado.

Utilizando essa metodologia você sentirá rapidamente ganhos claros no engajamento de todos em todo o processo e perceberá que a cultura de desenvolver produtos extraordinários estará no sangue dos seus colaboradores.

Venha e traga todo o seu time para conhecer essa filosofia de desenvolvimento na prática!

Pacote UX + Lean UX

Torne-se um profissional completo UX: capaz de criar soluções que resolvam de verdade o problema das pessoas e liderando seu time para que, unindo suas forças, todos colaborem criando soluções ainda mais incríveis. 

 

Sobre o palestrante

Leandro Rezende é atualmente Front-end Jedi/Sócio na Empresa InkMustache e Coach do Time de Desenvolvimento do Supremo Tribunal Federal. Ao longo dos últimos 14 anos especializou-se em Experiência do Usuário, Desenvolvimento web Front-end e Gestão. Já construiu mais de 200 sites e sistemas no Brasil e no Exterior e nesse tempo co-fundou/trabalhou em 8 Startups. É entusiasta por validação, planejamento e modelagem de negócios e evangelizador LEAN UX (Design Thinking, Agile e Lean Startup) nos projetos em que participa. Acredita que sair da zona de conforto com uma bela dose de empreendedorismo é fundamental para reinventarmos o Brasil do jeito que sempre sonhamos. 

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/lbrezende
Website: http://www.inkmustache.com

A quem se destina

  • Desenvolvedores
  • Líderes de produtos
  • Startupeiros
  • Especialistas em interfaces
  • Designers
  • Gerentes de Projetos
  • Membros de times ágeis – todo o time precisa pensar da mesma forma
  • Designers
  • Desenvolvedores Backend
  • Desenvolvedores Frontend
  • Testers
  • Arquitetos Corporativos
  • ScrumMasters
  • Product Owners
  • E aqueles que pretendem fazer carreira criando seu próprio negócio

Conteúdo programático

29 de julho - User Experience – Aprenda na prática como surpreender seus usuários

  • O que é User Experience
    • O que é experiência do usuário e suas diferentes faces, o que faz um UX Designer, quem pode trabalhar com isso.
  • Métodos e entregáveis de UX
    • Conheça as ferramentas que permeiam todo o processo de desenvolvimento de um produto, desde a definição de estratégia, geração de ideias, planejamento do produto, pesquisa e validação até o desenho da interface. É claro que aprofundaremos em algumas técnicas, mas você terá uma visão superficial para pesquisar mais sobre várias técnicas como: blueprints, Journey Map, User Stories, Personas, Ecossistema, Análise competitiva, Proposição de valor, Entrevista com Stakeholders, KPI’s, Brainstorming, Moodboard, Story boards, Fluxo de usuários, Taxonomias, Auditoria de conteúdos, Análise Heurísticas, Sitemaps, Roadmap de funcionalidades, Cenários e casos de uso, Análise de métricas, Focus Group, Pesquisa quantitativa, Teste de Usabilidade, Card Sorting, Teste A/B, Eye Tracking, Análise de acessibilidade, Sketches, Wireframes, Protótipos, Bibliotecas de Padrões.
  • Reproduzindo ideias com muito pouco recurso
    • Conheça Wireframes, protótipos e rabiscoframes. O que são, como nascem, como interpretá-los, como criá-los e se comunicar com eles e suas vantagens e desvantagens.
  • Usabilidade, ela não poderia ficar de fora
    • Entenda por que a simplicidade é a última forma de sofisticação. Conheça os detalhes fazem uma grande diferença para uma experiência perfeita.
  • Fundamentos para ouvir os usuários e construir uma biblioteca de padrões
    • Deixe seu time mais produtivo e aprenda que o feedback é uma das ferramentas mais importantes do UX.
  • Checklist de UX
    • Leve para casa uma receita de bolo para analisar seus projetos
  • UX no mundo dos negócios
    • Como começar em UX Design e o futuro da experiência do usuário

30 de julho - Lean UX – UX no seu time como você sempre sonhou: ágil, fácil e com resultados

  • O que é Lean UX
    • Conheça os três pilares do Lean UX: Agil, Lean Startup e Design Thinking
  • Princípios do Lean UX
    • Veja como o Lean UX é norteado por um time que trabalha colaborativamente, iterativamente, com poucas dúvidas, o mínimo de entregáveis e foco total no software e feedback de Mercado. É hora de desaprender um pouco do que você aprendeu no curso de UX e seus documentos. Vamos construir um conceito que vai funcionar ainda melhor!
  • Visão, prototipação e valor
    • Tudo desde a declaração de premissas e hipóteses até a entrega de valor e funcionalidades. Nunca comece pelas funcionalidades. Você sabe muito menos que imagina! Aprenda com seus usuários.
  • Design colaborativo
    • Design Studio e Style Guides.
  • Experimentos e MVP
    • Tirando sua ideia do papel para obter feedbacks e crescer mais rápido
  • Feedback e pesquisa
    • Aprenda na prática as principais técnicas.
  • Integração Lean UX e Agile
    • Entenda as principais dificuldades de um time que tenta criar a experiência perfeita e trabalhar ágil ao mesmo tempo. UX não é cascata! Esqueça o Big Design Up Front!
  • Mudanças organizacionais
    • É amigo! Ninguém escapa dessa! Veja o que já funcionou e o que não funcionou para traçar sua própria estratégia. Aqui não tem receita de bolo, mas tem um bom compartilhamento de experiências para você pular alguns erros comuns e se dar muito bem em sua jornada.

Material incluso

  • Material didático digital
  • Coffee break
  • Certificado

Data, horário e Local

User Experience – Conceitos e Ferramentas na prática

29 de julho de 2017 - 9h às 18h

Lean UX – UX no seu time como você sempre sonhou: ágil, fácil e com resultados

30 de julho de 2017 - 9h às 18h

no Espaço Comoequetalá - SHIGS 705 Bloco A casa 35 - subsolo

Investimento

  User ExperienceLean UXUX + Lean UX
Até dia 7 de julho de 2017

R$ 450,00

R$ 450,00 R$ 700,00 (melhor escolha)
Após dia 7 de julho de 2017 R$ 500,00 R$ 500,00  R$ 778,00 

A escolha dos cursos se dará após iniciar a inscrição.

 

 

 

BRL1.000,00 28

Comoequetalá

Imprensa

Newsletter

Receba nossas novidades por e-mail