Estruturando uma editoria. Web com foco em SEO.

Vamos montar uma editoria de um site de notícias do início ao fim, passando por definição temática, configuração do menu navegacional, formatos de conteúdo e muito mais!

Programação

Primeiro dia

Iniciaremos a partir de uma instalação nova do Wordpress em servidor próprio. Tudo é executado ao vivo e os alunos terão a oportunidade de praticar a implementação no site.

A partir daí, a turma e o instrutor definem o assunto regente de uma editoria e começamos a desenvolver os seguintes aspectos:

  • Conceito de palavra-chave; É essencial para definirmos quais termos serão empregados nos próximos passos, tais como:

    • Determinar o assunto do veículo       

    • Definir as sub-editorias

    • Definir os marcadores básicos (tags)

  • Funcionamento básico dos buscadores;

  • interpretação de resultados de busca;

  • conceito de linkagem interna e externa;

  • um pouco de meta-tags;

  • arquitetura e estrutura de conteúdo;

  • imagens e vídeos – o participante vai aprender a otimizar esse conteúdo em seu site e aumentar a possibilidade de aparecer em pesquisas por imagens. Irá, também, saber os motivos pelos quais a otimização de imagens pode ajudar no ranking orgânico da busca universal.

  • conteúdo e webwriting – O que é, nos dias de hoje, um bom conteúdo?

  • por que, atualmente, não se recomenda que sites de comercio eletrônico abracem as descrições dos produtos fornecidos pelos fabricantes?

  • pesquisa por palavra-chave e por temas coligados à pauta/ideia central;

  • formatação de título e de description;

  • formatação de dados de social media em conteúdos;

  • pesquisa avançada no Google (operadores de busca);

  • Google News – como funciona, o que é preciso para ranquear bem nesse agregador, o que ele dispensa do SEO tradicional e quais recursos ele apresenta para maximizar a visibilidade do conteúdo.

  • transposição de matérias do impresso para o digital – o que temos de olhar nesse momento?

Segundo dia

É hora de produzir os conteúdos para a editoria. Enquanto os alunos desenvolvem esses conteúdos, o instrutor resolve dúvidas pendentes do dia anterior. Quando os conteúdos estiverem redigidos, toda a produção é analisada e verificamos se as técnicas ensinadas foram empregadas por todos os alunos.

Sobre o palestrante

Klaus Junginger é jornalista especializado em SEO desde 2009. Foi repórter do IDG, editor online do Portal Imprensa, SEO do Estadão e, atualmente, é SEO do grupo Infoglobo, no Rio. Ministra cursos de SEO para redatores desde 2011 e volta para Brasília pela quarta vez, para ministrar o curso.

LinkedIn: http://br.linkedin.com/in/onlineditor
Website: http://webwriter.com.br

Data, horário e local

Dias 22 e 23 de abril, das 9 às 18 horas

No Espaço Comoequetalá - 705 Sul, bloco A, Casa 35

Investimento

Até dia 24/3 - 4x sem juros de R$ 153,00 ou R$ 612,00

Após dia 24/3 - 4x sem juros de R$ 177,50 ou R$ 710,00

 

 

 

 

R$ 710,00 29

Comoequetalá

Imprensa

Newsletter

Receba nossas novidades por e-mail