fbpx

Webwriting – Redação para a mídia digital - Online

Existem diferenças entre o texto impresso e o texto para a internet? Quais são as boas práticas e dicas para se elaborar textos eficazes para sites, portais e mídias sociais? Este é o objetivo do curso de Webwriting: Redação para Mídia Digital: apresentar em detalhes os principais conceitos do Webwriting e suas aplicações na produção de conteúdo informativo para a mídia digital – e muito além do texto, ao investigar, também, o comportamento dos outros formatos da informação, como fotografia, vídeo, áudio, infográfico e ícone.

O curso de Webwriting é uma verdadeira imersão no universo do conteúdo online pelas mãos da maior referência sobre o assunto na América Latina para quem deseja aprender a criar conteúdos consistentes e persuasivos.

A quem se destina

Profissionais e estudantes que lidam com produção de conteúdo nas plataformas digitais.

Sobre o professor

Bruno Rodrigues

Bruno Rodrigues

  • Há vinte anos presto consultoria e realizo treinamentos sobre Estratégia, Produção e Gestão de Conteúdo (Webwriting, UX Writing e Arquitetura da Informação) no Brasil e no exterior para empresas como Bradesco, G1, Peixe Urbano, Oi e Gol Linhas Aéreas e para órgãos como Presidência da República, Ministério da Educação, Supremo Tribunal de Justiça, Tribunal Superior Eleitoral, Câmara dos Deputados, Governo do Ceará, Prefeituras de Vitória e Rio de Janeiro e Organização Pan-americana de Saúde. Até o presente momento, já prestei consultoria e treinamento para 63 empresas e instituições;
  • Sou consultor, instrutor e palestrante em laboratórios de Inovação e Transformação Digital como o Mediatech Lab (TV Globo, em 2017 e 2018) e o DigitalLab (Vale, em 2019 e 2020);• Produzi o padrão brasileiro de redação online, ‘Padrões Brasil e-Gov: Cartilha de Redação Web’, para o Governo Eletrônico (e-Gov), órgão do Ministério do Planejamento responsável pela implantação de padrões brasileiros para sítios da esfera federal. A ‘Cartilha de Redação Web Padrões Brasil e-Gov’ foi criada para ‘orientar de forma simples, clara e eficaz a comunicação no meio digital’, segundo o e-Gov;
  • Sou autor de ‘Webwriting – Redação para a mídia digital’ (Editora GEN/Atlas, 2014), de ‘Webwriting – Redação & Informação para a web’ (Editora Brasport, 2006) e do primeiro livro em português e terceiro no mundo sobre conteúdo online, ‘Webwriting – Pensando o texto para mídia digital’, publicado pela editora Siciliano/Futura em 2000;
  • Sou autor do e-book “Em busca de boas práticas de UX Writing” (2019), primeiro livro em língua portuguesa sobre o assunto. Foi meu projeto final no mestrado em Criação e Produção de Conteúdos Digitais pela UFRJ, trabalho considerado pela Banca de avaliação como “de excelência relevante para os estudos no campo da Comunicação Digital”;• Em 2018 ministrei os primeiros cursos sobre UX Writing no Brasil, voltados para redatores, designers e desenvolvedores de interfaces digitais. O curso foi considerado um dos três melhores do mundo pelo site especializado “UX Writing Hub”, ao lado de cursos realizados na Espanha e em Israel;
  • Desde 2000 ministro cursos de extensão sobre Gestão de Conteúdo (UX Writing, Webwriting e Arquitetura da Informação) em diversas cidades do país, como Rio de Janeiro, São Paulo, Vitória, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Brasília, Recife e Salvador. Em vinte anos, os mais de 100 cursos formaram cerca de 3.500 alunos;
  • Fui Líder de UX Writing do time de Experiência Digital da Oi, onde coordenei uma equipe de produtores de conteúdo para diversas plataformas digitais, como portais, aplicativos e chatbots (em 2018);
  • Fui Consultor de Comunicação e Marketing Digital para a Petrobras durante dezenove anos, onde orientei projetos digitais estratégicos voltados para os públicos interno e externo que envolviam Relacionamento, Gestão de Conteúdo, Arquitetura da Informação, Direito Digital, Usabilidade, Acessibilidade Digital e Gestão do Conhecimento, como o site da Petrobras na internet (de 1997 a 2007), o Portal Corporativo [intranet] (de 2008 a 2016), a Rede Social Interna (em 2011) e a Revista Petrobras Digital (em 2012);
  • Participei, entre 2011 e 2015, como consultor de informação digital no processo de padronização dos novos portais internet dos TREs para o TSE – órgão orientador do projeto – e para cinco tribunais regionais: TRE de Santa Catarina, TRE de Minas Gerais, TRE do Maranhão, TRE do Ceará e TRE do Pará;
  • Sou citado no verbete ‘Webwriting’ do ‘Dicionário de Comunicação’ (Editora Objetiva, 2001), há três décadas uma das principais referências na área de Comunicação Social no Brasil;• Sou Membro do Sociotec, grupo de pesquisa da Unirio focado em estudos e investigações em Ciência da Informação e professor de Gestão de Conteúdo da faculdade de Biblioteconomia;• Sou professor da disciplina ‘Gestão de Conteúdo’ do MBA em Marketing e Inteligência de Negócios Digitais da FGV (Fundação Getúlio Vargas) no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Brasília (desde 2017);
  • Fui o criador da ‘Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Marketing Digital’ das Faculdades Integradas Hélio Alonso (2007);
  • Sou titular da coluna ‘Sr. Conteúdo’ do ‘Digitalks’, um dos principais portais da área de Comunicação Digital do país (desde 2017).

Ementa

Módulo 1: Sites e Portais

  • O que é webwriting: Jakob Nielsen, o “pai” da usabilidade; Crawford Killian, o “papa” do webwriting
  • Redação para a web:
    • Títulos para textos de destaques
    • Textos de destaques
    • Títulos para textos principais
    • Textos principais
    • Títulos para textos de detalhamento
    • Textos de detalhamento
    • Uso de links
    • Imagem, Áudio e Vídeo

Módulo 2: Interfaces móveis

  • Redação para dispositivos móveis: Celulares (smartphones)
    • Títulos
    • Textos
    • Fotografias
    • Tabelas e gráficos
    • Infográficos
    • Vídeos
    • ‘Leia ainda’
  • Aspectos da redação para a web - melhores práticas em: Arquitetura da Informação
    • Usabilidade
    • Otimização para Sistemas de Busca (SEO)
    • Acessibilidade Digital
    • Direito Digital
    • Storytelling

Módulo 3: Mídias sociais

  • Elaboração de mensagens para canais de Relacionamento digitais
  • Elementos do E-mail
  • Elementos do Chat e do WhatsApp
  • Elementos do Twitter
  • Elementos do Instagram
  • Elementos do Facebook

Quando será

Dias 3,4,5 e 6 de agosto de 2020, das 19h às 21h00

Carga horária: 8 horas

Onde será

Online via aplicativo Zoom.
As informações serão enviadas após a inscrição.

Valor

R$ 390,00 até dia 31/07/2020 
R$ 450,00 após dia 31/07/2020

Descontos:
Usuários premium tem desconto de R$ 30,00
Grupos de pelo menos 3 pessoas tem desconto de R$ 40,00

Inscrições

Informações sobre o evento

Começa em 03/08/2020
Termina em 06/08/2020
Inscrições até 03/08/2020
Preço individual R$ 450,00

Desconto para grupo

Integrantes do grupo Rate/Person(R$ )
3 410,00
6 390,00
R$ 450,00 24

Badge Hosted by Configr