Euro, Dolar, Rupia, Peso, Iuane, Won, Libra, Taka, Riel Cambojano... Essa são apenas algumas das moedas que tem um signo tipográfico próprio, ao contrário do Brasil onde é adotada a combinação de letras R+$. Já realizado em São Paulo, Fortaleza, Florianópolis e Salvador, este workshop propõe a exploração de conceitos básicos de desenho tipográfico e harmonização de glifos através da criação de um signo próprio para o Real, com posterior harmonização com fontes existentes.
Pra quem
Designers e publicitários que enfrentam a necessidade de editar tipografias em peças gráficas como logotipos e impressos editoriais, ou que estejam interessados em entender os princípios básicos de criação tipográfica.
Pré-requisitos para o aluno
Conhecimento de softwares vetoriais (Illustrator, Glyphs ou Fontlab). Não é necessário ter conhecimento prévio em desenho tipográfico.
Carga Horária
6 horas
Programa
Apresentação de conteúdo
- considerações sobre estilos tipográficos
- princípios de harmonização de glifos na criação de uma tipografia
- edição de fontes existentes: o que pode e o que não pode
- análise dos símbolos monetários ao redor do mundo
- evolução do símbolo monetário Brasileiro
Atividade Prática
- brainstorm de criação do cifrão brasileiro
- esboço, edição e acabamento do glifo escolhido
- harmonização com fontes existentes
- aplicação do glifo numa peça gráfica
- apresentação dos projetos e discussão em grupo
Material que o aluno precisa trazer
- lápis
- borracha
- caneta preta de ponta fina (para contorno)
- caneta preta de ponta grossa (para preenchimento)
- computadores com software de edição vetorial (Illustrator, Glyphs ou Fontlab)
Sobre o professor
Crystian Cruz é designer gráfico, professor e consultor. Tem mestrado em tipografia pela University of Reading (UK), onde se graduou com méritos. Atuou como diretor de arte das revistas Placar, Info e GQ, como diretor de criação no jornal Diário de S.Paulo e como diretor de tipografia na agência Africa. Desde 2010 presta consultoria em design editorial cross-media e tipografia, além de lecionar nos cursos de graduação e pós no IED - São Paulo. Autor das tipografias Brasilêro, Quartzo, Rodan e UOL, entre outras. Foi jurado em diversos concursos de design e teve trabalhos premiados nas últimas seis edições da Bienal de Design Gráfico da ADG.
Visite o site
Horário e data
Das 10 às 17h
Dia 18 de novembro
Investimento
4xR$ 62,50, no cartão ou R$ 250,00 à vista.