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Introdução ao Community Management

Aprenda a trabalhar como community manager e crie, administre e gerencie uma comunidade nas redes sociais

Se você deseja iniciar como community manager e montar um plano de conteúdo completo para captar a atenção dos consumidores nas redes sociais, Ana Marin - diretora de integração digital do McCann Worldgroup México - ensinará neste curso a base de tudo o que você precisa saber sobre community management para trabalhar em redes sociais, graças a sua extensa carreira profissional no mundo digital, reconhecida em festivais como Effie Awards, Creative Circle do México e o Ibero-American Social Media Festival.

O que este curso inclui?

Índice do curso

  • Introdução
  • Funções e responsabilidades
  • Entendendo o ecossistema digital
  • Sua marca, concorrência e conteúdo
  • Planejamento e produção de conteúdo
  • Métricas e recomendações finais
  • Projeto final

Você conhecerá Ana Marín, sua paixão pelas redes sociais e sua carreira profissional para produtores e agências de publicidade, sempre trabalhando para grandes marcas nas redes sociais. Então, você verá suas principais referências para estar sempre atento às tendências e, também, ser preenchido com inspiração.

Você verá o que é um community manager, suas principais responsabilidades e o tipo de trabalho que eles fazem por trás das redes sociais das marcas. Além disso, você verá em detalhes as tarefas diárias, os tipos de CM existentes e tudo o que você precisa para se tornar um.

Você entrará no ecossistema digital de community management, aprendendo, em primeiro lugar, os termos mais usados nesse comércio. Você verá para que servem cada rede social - porque nem todas as redes servem a mesma coisa - e finalmente entenderá como o Google classifica o conteúdo.

Ana ensinará você a conhecer e analisar o que sua concorrência faz para atrair a atenção dos consumidores e também ajudá-lo a encontrar as principais conversas que ocorrem em sua categoria ou setor. Depois de ter uma imagem clara dos usuários, do conteúdo e da concorrência, você aprenderá a realizar uma GAP analysis para atender às expectativas do seu público com eficiência.

Você criará um calendário de conteúdo passo a passo e, embora um community manager não gere necessariamente conteúdo, você também verá como gerá-lo. Você aprenderá a aproveitar as oportunidades em tempo real para o bem da sua marca e, por último mas não menos importante, a usar as ferramentas de gerenciamento de mídia social.

Por fim, Ana explicará onde você pode encontrar os relatórios qualitativos e quantitativos para analisar as métricas do seu trabalho e fornecerá algumas recomendações sobre a segurança de suas contas.

Qual é o projeto do curso?

Você aprenderá a construir, gerenciar e administrar a comunidade de uma marca nas redes sociais, tornando-se community manager.

A quem se dirige?

Estudantes de comunicação ou publicidade, profissionais de marketing que desejam ingressar no mundo do community management e qualquer pessoa interessada em entender quais habilidades são necessárias para gerenciar uma marca nas redes sociais.

Requisitos

Você precisará estar familiarizado com as principais redes sociais do momento, como Facebook, YouTube, Instagram e Twitter. Sobre os materiais, você deve ter um computador com conexão à internet e muito interesse no mundo digital.

Conteúdo

Introdução

  • Apresentação
  • Influências
  • O que faremos durante o curso

Funções e responsabilidades

  • O que faz um community manager?
  • Tarefas diárias de um CM
  • Glossário digital

Entendendo o ecossistema digital

  • Tipos de community managers
  • Nem todas as redes servem para o mesmo propósito
  • Tipos de conteúdo

Sua marca, concorrência e conteúdo

  • Conhecendo sua concorrência
  • Onde estão as conversas de sua categoria?
  • GAP analysis, quantos perfis você precisa ter?

Planejamento e produção de conteúdo

  • Calendário de conteúdo
  • Oportunidades em tempo real
  • Geração e curadoria
  • Ferramentas de planejamento, publicação e gerenciamento
  • Protocolo de dimensionamento, perguntas frequentes e controle de crises

Métricas e recomendações finais

  • Relatórios qualitativos
  • Relatórios quantitativos 1
  • Relatórios quantitativos 2
  • Recomendações de segurança e direitos autorais
  • Crowdsourcing

Projeto final

  •  Introdução ao Community Management

Quem estará com você?

Ana Marin

Publicitária

A mexicana Ana Marín é apaixonada pela internet e pelas possibilidades que ela oferece. Com mais de 11 anos de experiência em publicidade e planejamento estratégico, ela já trabalhou para grandes agências como Havas, La doble vida e McCann Worldgroup Mexico, onde atualmente é vice-presidente de integração e inovação digital, além de fazer parte do comitê diretor.

Ela passa a maioria do tempo navegando na internet, transformando suas ideias em realidade, e seu trabalho consiste em conectar o melhor que as plataformas de marcas têm a oferecer ao seu público-alvo, gerando conteúdos de qualidade no timing perfeito.

 

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